Diretor Técnico
Leonardo Guillermo Cal
CRM 4224

Exames

  • » Consulta médica

    A consulta médica é o momento em que médico e paciente se conhecem. A qualidade da relação estabelecida determinará em grande parte o resultado do tratamento.  É a oportunidade que o paciente tem de conversar com seu médico e explicar os motivos que o levaram a buscar auxílio. É um momento único a partir do qual o médico começa a conhecer seu paciente e indagar sobre as possíveis causas  dos sintomas relatados.

    O exame físico, realizado na consulta médica, traz informações muito valiosas. Muitas vezes, permite estabelecer diagnósticos importantes que implicam tratamento específico. Em outras situações, os dados do exame físico em conjunto com a história do paciente, orientarão o médico na solicitação de exames complementares. A consulta clínica sempre será soberana; os exames, sempre complementares.

  • » Eletrocardiograma de repouso ECG

    O eletrocardiograma, conhecido como ECG, é um recurso diagnóstico extremamente útil na prática cardiológica clínica. É um exame não invasivo, de baixo custo que não ocasiona qualquer risco ao paciente.

    O ECG realiza o registro da atividade elétrica do coração. Permite identificarmos alterações metabólicas de nosso organismo, alterações anatômicas do coração e diferentes doenças cardíacas. Mesmo com a evolução de outros métodos diagnóticos, o ECG permanece como o principal recurso para o diagnóstico de anormalidades do ritmo cardíaco, conhecidas clinicamente como arritmias cardíacas. É também um método fundamental na avaliação de pacientes com dor no peito. Possibilita a rápida confirmação do diagnóstico de infarto agudo do miocárdio em muitos pacientes com suspeita clínica da doença, auxiliando na escolha do melhor tratamento para o paciente.

    Deste modo, o ECG é utilizado tanto nas avaliações cardiológica de rotina e no acompanhamento de doenças crônicas quanto no diagnóstico e guia para o tratamento de emergências cardiológicas. O exame é habitualmente efectuado por técnicos de enfermagem ou por médicos

  • » Teste de esforço

    Teste Ergométrico, Teste Cicloergométrico ou Teste sob estresse físico é um exame complementar de diagnóstico em Medicina, realizado por profissional médico cardiologista habilitado, que consiste em submeter o indivíduo a uma determinada modalidade de esforço físico graduado e monitorado com eletrocardiograma, objetivando aumentar sua demanda metabólica global e em especial a demanda metabólica do coração, podendo assim avaliar, entre outras variáveis, a aptidão cardio-respiratória global do indivíduo e a presença de isquemia no músculo cardíaco.

  • » Ecocardiograma

    A ecocardiografia abrange os métodos de diagnóstico da estrutura e do funcionamento do coração baseados no uso de ultra-som, ou seja, as ondas acústicas com freqüência de mais de 20 mil Hz (ciclos por segundo), geralmente em torno de 2 a 4 MegaHz. Este exame é freqüentemente empregado na avaliação dos pacientes com sopro cardíaco, sintomas de palpitação, síncope, falta de ar, dor torácica, ou portadores de diversas doenças cardíacas como infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca, anomalias congênitas, entre outras. A ecocardiografia apresenta imagens estáticas e em movimento do músculo e das valvas cardíacas, além disso, através do mapeamento de fluxos em cores pela técnica Doppler, podemos identificar a direção e velocidade do fluxo sanguíneo no interior das cavidades cardíacas.

  • » Ecocolordoppler de artérias carotidas e vertebrais

    É um exame que utiliza a ultrassonografia e o efeito Doppler para avaliar a anatomia e o fluxo sanguíneo destas artérias. O principal objetivo do exame é constatar e avaliar o grau das obstruções que, quando importantes, podem levar a quadros de acidente vascular cerebral "derrame". Este exame é indicado principalmente para pacientes que apresentam diabetes, hipertensão arterial sistêmica, doença vascular periférica, episódio anterior de acidente vascular cerebral e na investigação de tonturas a esclarecer.

    Por se tratar de um exame não invasivo, pode ser repetido sempre que necessário, sem riscos para o paciente.

  • » Holter de 24 horas

    A Eletrocardiografia dinâmica, sistema Holter, permite a gravação do eletrocardiograma por períodos longos, geralmente 24 horas, com os pacientes em suas atividades habituais. Os sistemas para a realização do exame, constam de um gravador e dos sistemas computadorizados para a decodificação e análise da gravação. O gravador é de pequenas dimensões e pesa 240 gramas. É conectado ao tórax do paciente, por cabos e eletrodos especiais. O paciente o carregará na cintura como um bip ou telefone celular. As dimensões do aparelho permitem que o paciente realize qualquer atividade física, dirija veículos e siga as eventuais instruções especiais de seu médico. Só não é permitido banho ou atividades que molhem os cabos ou os eletrodos o que implicaria na perda do exame e danificação do equipamento.

    Recomenda-se que ao fazer uma atividade física ou esportiva, que implique em grande movimentação do tórax e sudorese abundante, que a mesma seja desempenhada nas últimas horas do exame, minimizando portanto as conseqüências de eventual desconexão parcial dos eletrodos. O paciente receberá um diário onde anotará todas as suas atividades e eventuais sintomas. A correta elaboração do diário é um dos elementos mais importantes para a posterior correlação dos sintomas, atividades e achados eletrocardiográficos.

  • » Mapa

    A Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA) é um exame que permite aos médicos obterem medidas de pressão arterial de seus pacientes em suas atividades diárias. Consiste na instalação de um aparelho capaz de medir automaticamente a pressão arterial a intervalos pré-programados, permitindo inclusive a obtenção de medidas de pressão arterial durante o período de sono dos pacientes. A instalação do aparelho é muito simples, consistindo na colocação do manguito (bolsa inflável) no braço do paciente e, a seguir, na conecção desse manguito com o aparelho de MAPA.

    O aparelho utilizado pelo serviço de MAPA faz as medidas da pressão arterial por método oscilométrico, tem o peso de cerca de 250 gramas e tamanho pouco maior do que um maço de cigarros, provocando pouco desconforto para os pacientes. Isso permite uma atividade normal dos indivíduos durante a jornada (emprego, afazeres domésticos, estudos, etc.). O exame permite a obtenção de 80 a 90 medidas de pressão arterial ao longo das 24 horas.






(48) 3224-3265

Av. Pref. Osmar Cunha, 126 - Rua Pres. Nereu Ramos, 69
Ed. Belo Empresarial - Sala 401 - Florianópolis - SC - 88015-600
Desenvolvido por GetSites